+55(54)3028.6868  United-Kingdom-flag-icon-30  Spain-Flag-icon30
 600px-Facebook f logo 2019.svg  11123  lkd-p  whatsapp-logo-icone2

Tipos de planejamento tributário: veja quais são e como colocar em prática

O que é Planejamento Tributário?

O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda empresas e empreendedores a compreenderem valores, prazos e tipos de impostos que precisam pagar ao longo dos meses.

Além de ajudar na organização tributária, o planejamento também serve para ajudar a reduzir os impostos através de uma gestão inteligente dos recursos e operações.

Planejar-se proporciona a vantagem de poder escolher a melhor tributação para a empresa. Tudo é feito dentro da lei, sem nenhum tipo de sonegação e cumprindo suas obrigações fiscais. 

O planejamento tributário é essencial para auxiliar na organização financeira da empresa — seja ela uma micro, pequena, média ou grande organização. E não há como escapar de um fato: é necessário aprender a gerenciar seus impostos.

 

Benefícios

Evitar multas

A falta de preparo é um dos principais motivos para as multas. Estudar os prazos e os tipos de tributos a serem pagos é essencial para evitar esse problema,  que gera prejuízos financeiros para a companhia.

Redução de valor

Analisando as tributações que devem ser pagas é possível encontrar maneiras legais para reduzir os gastos.

Um exemplo disso é o Seguro de Acidentes de Trabalho, é preciso diminuir os acidentes na empresa para que o risco do Fator acidentário mude de classificação e com isto seja possível reduzir o seguro.

Outra possibilidade é aproveitar políticas de incentivo que permitam a redução das alíquotas.

Maior prazo

O que pode ajudar também é tentar estender o prazo de pagamento em casos de benefício fiscal de diferimento, que são específicos e voltados para determinadas operações previstas em lei.

Isso ajuda a ter mais tempo para uma folga no caixa. Assim, os tributos são pagos sem comprometer o capital de giro.

Com que frequência o planejamento tributário deve ser feito?

O mais indicado é que as empresas façam um novo planejamento tributário logo no começo de um ano-calendário. Ou seja, ao fim de um ciclo de doze meses.

O motivo é que, somente nesse período (na virada de um ano para o outro) é que as empresas podem alterar seu enquadramento fiscal (ou seja, seu regime tributário), o que pode vir a calhar com os objetivos renovados.

Tipos de planejamento tributário

Como mencionamos, o planejamento tributário é uma ferramenta personalizada de acordo com a estrutura organizacional. Na prática, existem diferentes tipos de análise e gestão de tributos. Que tal conhecer os principais?

  • Planejamento Tributário Estratégico: referente às mudanças estratégicas, como de estrutura de capital, localização geográfica, mão de obra, política de terceirização, entre outras.

  • Planejamento Tributário Operacional: referente aos processos já prescritos por normas ou costume.

  • Planejamento Tributário Preventivo: referente ao momento da execução, desenvolvimento seguindo orientações das obrigações principais e acessórias. O objetivo é “prevenir” erros.

  • Planejamento Tributário Corretivo: referente ao processo de correção de anomalias e problemas na gestão tributária.

  • Planejamento Tributário Especial: referente a eventos especiais, como lançamento de novos produtos ou abertura de filiais.

fonte:https://www.totvs.com/blog/adequacao-a-legislacao/planejamento-tributario/

 

Topo