+55(54)3028.6868  United-Kingdom-flag-icon-30  Spain-Flag-icon30
 600px-Facebook f logo 2019.svg  11123  lkd-p  whatsapp-logo-icone2

ATENÇÃO!!!

Ao final da matéria, temos um requerimento de cadastro de email, onde você será contatado com maiores informações sobre o tema HOLDING.


O que é Holding?

Holding tem sua origem no verbo em inglês “to hold”, que significa “segurar” ou “manter”. Está associada na ideia de controle e proteção. 

 

Uma holding é usada para proteção patrimonial, pois garante que o patrimônio dos sócios não seja afetado por questões relacionadas à empresa, como por exemplo penhoras, indisponibilidades, dentre outras.

 

Existem duas modalidades de Holding:

 

  • Holding Patrimonial ou Familiar.

 

  • Holding de Participação ou Socie

 

Holding Patrimonial ou Familiar

 

A Holding Familiar é uma empresa que controla o patrimônio de pessoas físicas da mesma família. O objetivo é proteger os ativos familiares e planejar as regras de gestão corporativa dos sucessores.

 

O patrimônio é subscrito e integralizado na sociedade e as pessoas físicas passam a deter participações societárias.

 

Quando vale a pena holding familiar?

 

A holding familiar vale a pena para todas as famílias que possuem bens, porque auxilia a organizar a administração e a gestão do patrimônio.

 

Vantagens de constituir uma holding familiar:

 

Planejamento financeiro: com a holding familiar é possível concentrar o patrimônio para facilitar a gestão, estabelecendo uma política de investimentos do patrimônio, reservas e distribuição de lucro.

 

Planejamento tributário: por meio da sociedade é possível fazer o aproveitamento dos incentivos fiscais na tributação dos rendimentos dos bens como pessoa jurídica, como por exemplo, aluguéis e transferência de bens.

 

Proteção do patrimônio: A holding familiar protege o patrimônio pessoal do sócio das diversas situações que permitem a responsabilidade solidária em relação às empresas das quais participe.

 

Planejamento sucessório: A sociedade facilita a sucessão, especialmente em relação ao processo judicial de inventário. Isso porque o inventário convencional é um processo que, além de ter alto custo, pode tornar a partilha lenta. 

 

Planejar a sucessão e proteger o patrimônio evita problemas no futuro, como as brigas entre familiares, além de possibilitar economia tributária. 

 

Para que isso aconteça, é importante a assessoria jurídica de um advogado, que deve utilizar os instrumentos disponíveis, seja por meio da constituição de uma holding, de testamento, de pactos, entre outros.

 

Holding de participação ou societária:

 

A Holding é muito utilizada na esfera societária com a finalidade de centralizar e consolidar decisões de um grupo empresarial. Esse formato possibilita uma gestão financeira unificada, bem como é um dos principais instrumentos utilizados no planejamento sucessório.

 

A holding substitui os sócios pessoas físicas do quadro social da empresa, desta forma, a empresa passa a ser gerida e administrada pela holding.

 

Vantagens de constituir uma Holding Societária:

 

Proteção dos sócios: com a constituição de uma Holding Societária os sócios não estarão mais no quadro social da empresa, assim, não ficam expostos aos problemas da empresa.

 

Planejamento sucessório: Em caso de falecimento de um dos sócios, o inventário se processará na holding e não na empresa que mantém a atividade industrial e/ou comercial. Com isso existe uma celeridade nas tratativas empresariais, bem como no prosseguimento da atividade sem qualquer interrupção ou interferência de terceiros.

 

Dispor sobre critérios de informações sobre bens e empresas (aplicando os princípios da governa corporativa);

 

Estabelecer os critérios para os sócios assumirem cargos de mando dentro das sociedades. Por exemplo, idade, formação acadêmica, qualificações e habilidades, etc.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CADASTRO!!!

Topo